O ALMANAQUE DE NAVAL RAVIKANT: UM GUIA PARA RIQUEZA E FELICIDADE
Esta é uma tradução autorizada do livro The Almanack of Naval Ravikant, editada a partir da versão final publicada. Para acessar o artigo original em inglês clique aqui. Para saber mais sobre o projeto e ver mais conteúdos em português acesse aqui.
Felicidade é uma palavra tão sobrecarregada, que nem tenho certeza do que significa. Para mim, hoje em dia, a felicidade é mais uma questão de paz do que de alegria. Eu não acho que paz e propósito estejam interligados.
Se o seu propósito interno é a coisa que você mais quer fazer, então com certeza você ficará feliz em fazê-lo. Mas um propósito infligido externamente, como “a sociedade quer que eu faça X”, “eu sou o primeiro filho do primeiro filho de tal pessoa, então eu deveria fazer Y”, ou “eu tenho esta dívida ou fardo que assumi”, eu não acho que isso o fará feliz.
Acho que muitos de nós têm este sentimento generalizado de ansiedade de baixo nível. Se você presta atenção à sua mente, às vezes você está apenas correndo por aí fazendo suas coisas e não está se sentindo bem, e você percebe que sua mente está tagarelando e conversando sobre algo. Talvez você não possa ficar quieto… Há esta coisa do “a seguir” onde você está sentado em um lugar pensando sobre onde você deveria estar em seguida.
É sempre a próxima coisa, depois a próxima coisa, a próxima coisa depois disso, a próxima coisa depois disso, criando esta ansiedade generalizada.
É mais óbvio se você simplesmente sentar e tentar não fazer nada, nada. Quero dizer nada. Não ler um livro, não escutar música, quero dizer, literalmente, apenas sentar e não fazer nada. Você não pode fazer isso, porque há ansiedade sempre tentando fazer você se levantar e ir, levantar e ir, levantar e ir. Acho que é importante apenas estar consciente de que a ansiedade está fazendo você ficar infeliz. A ansiedade é apenas uma série de pensamentos contínuos.
Como eu combato a ansiedade: Eu não tento combatê-la, apenas noto que estou ansioso por causa de todos esses pensamentos. Tento descobrir: ” Eu prefiro ter este pensamento agora mesmo ou prefiro ter minha paz?”. Porque, enquanto eu tiver meus pensamentos, não posso ter minha paz.
Você notará que quando digo felicidade, quero dizer paz. Quando muitas pessoas dizem felicidade, elas querem dizer alegria ou bem-aventurança, mas eu fico com a paz. [2]
Uma pessoa feliz não é alguém que é feliz o tempo todo.
É alguém que interpreta sem esforço os acontecimentos de tal forma que não perde sua paz inata.
Caso queira falar sobre o texto você pode utilizar a caixa de comentários mais abaixo. Para receber um aviso por email de novos conteúdos assine a nossa Newsletter.