SOODGI | Sobre os ombros de gigantes

O ALMANAQUE DE NAVAL RAVIKANT: UM GUIA PARA RIQUEZA E FELICIDADE

Esta é uma tradução autorizada do livro The Almanack of Naval Ravikant, editada a partir da versão final publicada. Para acessar o artigo original em inglês clique aqui. Para saber mais sobre o projeto e ver mais conteúdos em português acesse aqui.

APRENDENDO FELICIDADE: A INVEJA É A INIMIGA DA FELICIDADE

Eu não acho que a vida seja tão difícil assim. Acho que nós a dificultamos. Uma das coisas das quais estou tentando me livrar é a palavra “deveria”. Sempre que a palavra “deveria” se insinuar em sua mente, é culpa ou programação social. Fazer algo porque “deveria” basicamente significa que você não quer realmente fazê-lo. Isso só está te fazendo infeliz, por isso estou tentando eliminar o maior número possível de “deveria” da minha vida. [1]

A inimiga da paz de espírito é a expectativa incutida pela sociedade e por outras pessoas.  

Socialmente, nos é dito: “Vá se exercitar. Vá parecer bem”. Esse é um jogo competitivo multiplayer. Outras pessoas podem ver se eu estou fazendo um bom trabalho ou não. Nos dizem: “Vá fazer dinheiro. Vá comprar uma casa grande”. Mais uma vez, um jogo competitivo multiplayer externo. Treinar a si mesmo para ser feliz é completamente interno. Não há progresso externo, não há validação externa. Você está competindo contra você mesmo — é um jogo de um jogador.

Nós somos como abelhas ou formigas. Somos como criaturas sociais, somos programados e conduzidos externamente. Não sabemos mais como jogar e ganhar estes jogos de um jogador. Nós competimos puramente em jogos multiplayer.

A realidade é que a vida é um jogo para um único jogador. Você nasce sozinho. Você vai morrer sozinho. Todas as suas interpretações estão sozinhas.

Todas as suas memórias estão sozinhas. Você se vai em três gerações, e ninguém se importa. Antes de você aparecer, ninguém se importou. É tudo um único jogador.

Talvez uma razão pela qual a yoga e a meditação sejam difíceis de sustentar é que não têm nenhum valor extrínseco. São jogos puramente para um único jogador.

Buffett tem um grande exemplo quando ele pergunta se você quer ser o melhor amante do mundo e conhecido como o pior, ou o pior amante do mundo e conhecido como o melhor? [parafraseado] em referência a uma tabela de desempenho interna ou externa.

Exatamente certo. Todas as verdadeiras tabelas de desempenho são internas.

A inveja foi uma emoção muito difícil de ser superada. Quando eu era jovem, eu tinha muita inveja. Por muito tempo, eu aprendi a me livrar dela. De vez em quando, ele ainda aparece. É uma emoção tão venenosa porque, no final das contas, você não está melhor com inveja. Você é mais infeliz, e a pessoa de quem você tem inveja ainda é bem sucedida ou bonita ou o que quer que ela seja.

Um dia, percebi com todas essas pessoas de quem eu tinha inveja, que não podia simplesmente escolher pequenos aspectos de suas vidas. Não podia dizer que queria seu corpo, queria seu dinheiro, queria sua personalidade. Você tem que ser essa pessoa. Você realmente quer ser essa pessoa com todas as suas reações, seus desejos, sua família, seu nível de felicidade, sua visão da vida, sua autoimagem? Se você não está disposto a fazer uma troca 24 horas por dia, 7 dias por semana, 100% com quem essa pessoa é, então não vale a pena ter inveja.

Uma vez que cheguei a essa conclusão, a inveja desapareceu porque eu não quero ser mais ninguém. Estou perfeitamente feliz em ser eu. A propósito, até isso está sob meu controle. Ser feliz sendo eu. É que não há recompensas sociais para isso. [4]

Caso queira falar sobre o texto você pode utilizar a caixa de comentários mais abaixo. Para receber um aviso por email de novos conteúdos assine a nossa Newsletter

ANTERIOR

O sucesso não traz felicidade

PRÓXIMO

A felicidade é construída pelos hábitos

Comentários:

Compartilhe este conteúdo: