O ALMANAQUE DE NAVAL RAVIKANT: UM GUIA PARA RIQUEZA E FELICIDADE
Esta é uma tradução autorizada do livro The Almanack of Naval Ravikant, editada a partir da versão final publicada. Para acessar o artigo original em inglês clique aqui. Para saber mais sobre o projeto e ver mais conteúdos em português acesse aqui.
Abrace a responsabilidade e assuma riscos comerciais sob seu próprio nome. A sociedade o recompensará com responsabilidade, ações e alavancagem.
Para ficar rico, você precisa de alavancagem. A alavancagem vem em mão-de-obra, em capital, ou pode vir através de código ou mídia. Mas a maioria delas, como a mão-de-obra e o capital, as pessoas têm que dar a você. Para mão-de-obra, alguém tem que segui-lo. Para capital, alguém tem que lhe dar dinheiro, bens para administrar, ou máquinas.
Portanto, para obter estas coisas, você tem que construir credibilidade, e você tem que fazê-lo com seu próprio nome o máximo possível, o que é arriscado. Portanto, a responsabilidade é uma coisa com dois gumes. Ela permite que você assuma o crédito quando as coisas vão bem e carregar o fardo do fracasso quando as coisas vão mal. [78]
Uma responsabilidade clara é importante. Sem responsabilidade, você não tem incentivos. Sem responsabilidade, você não pode construir credibilidade. Mas você assume riscos. Você se arrisca ao fracasso. Você arrisca a humilhação. Você corre o risco de falhar com seu próprio nome.
Felizmente, na sociedade moderna, não há mais prisão para devedores e as pessoas não são aprisionadas ou executadas por perderem o dinheiro de outras pessoas, mas ainda estamos socialmente conectados para não falhar em público sob nossos próprios nomes. As pessoas que têm a capacidade de falhar em público sob seus próprios nomes ganham realmente muito poder.
Vou dar uma anedota pessoal. Até por volta de 2013, 2014, minha personalidade pública estava inteiramente em torno de startups e investimentos. Somente por volta de 2014, 2015, comecei a falar sobre filosofia e psicologia e coisas mais amplas. Isso me deixou um pouco nervoso porque eu estava fazendo isso em meu próprio nome. Havia definitivamente pessoas no setor que me enviavam mensagens através do backchannel como: “O que você está fazendo? Você está terminando sua carreira. Isto é estúpido”.
Eu apenas segui com isso. Corri um risco. O mesmo com as criptomoedas. No início, eu arrisquei. Mas quando você põe seu nome lá fora, você corre um risco com certas coisas. Você também pode colher as recompensas. Você recebe os benefícios. [78]
Antigamente, esperava-se que o capitão afundasse com o navio. Se o navio estava afundando, então literalmente a última pessoa a sair era o capitão. A responsabilidade vem com riscos reais, mas estamos falando de um contexto comercial.
O risco aqui seria provavelmente ser o último a conseguir seu capital de volta. Você seria o último a ser pago pelo seu tempo. O tempo que você investiu, o capital que você colocou na empresa, estes estão em risco. [78]
Perceba que na sociedade moderna, o risco negativo não é tão grande assim. Mesmo a falência pessoal pode limpar as dívidas em bons ecossistemas. Estou mais familiarizado com o Vale do Silício, mas em geral, as pessoas perdoarão os fracassos desde que você tenha sido honesto e feito um esforço de alta integridade.
Não há muito a temer em termos de fracasso e, portanto, as pessoas devem assumir muito mais responsabilidades do que elas assumem. [78]
Caso queira falar sobre o texto você pode utilizar a caixa de comentários mais abaixo. Para receber um aviso por email de novos conteúdos assine a nossa Newsletter.