SOODGI | Sobre os ombros de gigantes

O ALMANAQUE DE NAVAL RAVIKANT: UM GUIA PARA RIQUEZA E FELICIDADE

Esta é uma tradução autorizada do livro The Almanack of Naval Ravikant, editada a partir da versão final publicada. Para acessar o artigo original em inglês clique aqui. Para saber mais sobre o projeto e ver mais conteúdos em português acesse aqui.

CONSTRUINDO DISCERNIMENTO: COMO PENSAR CLARAMENTE

“Pensador claro” é um elogio melhor do que “inteligente”.

O conhecimento real é intrínseco, e é construído a partir do zero. Para usar um exemplo matemático, não se pode entender trigonometria sem entender aritmética e geometria. Basicamente, se alguém está usando muitas palavras extravagantes e muitos conceitos grandes, provavelmente não sabe do que está falando. Eu acho que as pessoas mais inteligentes podem explicar as coisas para uma criança. Se você não pode explicar a uma criança, então você não sabe. É um ditado comum e é muito verdadeiro.

Richard Feynman fez isso muito famoso em “Six Easy Pieces”, uma de suas primeiras palestras de física. Ele basicamente explica a matemática em três páginas. Ele começa pela linha de números —contagem — e depois vai até o pré-cálculo. Ele apenas a constrói através de uma cadeia ininterrupta de lógica. Ele não confia em nenhuma definição.

Os pensadores realmente inteligentes são pensadores claros. Eles entendem o básico a um nível muito, muito fundamental. Eu prefiro entender o básico muito bem a memorizar todo tipo de conceitos complicados que não consigo costurar e não consigo derivar novamente do básico. Se você não consegue derivar conceitos a partir do básico, quando você precisa deles, você está perdido. Você está apenas memorizando. [4]

Os conceitos avançados em um campo são menos comprovados. Nós os utilizamos para sinalizar o conhecimento interno, mas seria melhor nos dedicarmos ao básico. [11]

Pensadores claros apelam para sua própria autoridade.

Parte da tomada de decisões eficazes se resume a lidar com a realidade. Como você se certifica de estar lidando com a realidade quando está tomando decisões?

Não tendo um forte senso de si mesmo ou discernimento ou presença da mente. A “mente de macaco” sempre responderá com esta resposta emocional regurgitada ao que ela pensa que o mundo deveria ser. Esses desejos vão toldar sua realidade. Isto acontece muitas vezes quando as pessoas estão misturando política e negócios.

A coisa número um que nos turva de poder ver a realidade é que temos noções pré-concebidas sobre como ela deve ser.

Uma definição de um momento de sofrimento é “o momento em que você vê as coisas exatamente como elas são”. Este tempo todo, você está convencido de que seu negócio está indo bem, e realmente, você ignorou os sinais de que não está indo bem. Então, seu negócio falha, e você sofre porque tem adiado a realidade. Você tem escondido isso de si mesmo.

A boa notícia é que o momento de sofrimento — quando você está em sofrimento — é um momento de verdade. É um momento em que você é obrigado a abraçar a realidade do jeito que ela realmente é. Então, você pode fazer mudanças e progressos significativos. Você só pode progredir quando você está começando com a verdade.

O difícil é ver a verdade. Para ver a verdade, você tem que tirar seu ego do caminho porque seu ego não quer enfrentar a verdade. Quanto menor você puder fazer seu ego, quanto menos condicionado você puder fazer suas reações, quanto menos desejos você puder ter sobre o resultado que você quer, mais fácil será ver a realidade.

O que desejamos ser verdade turva nossa percepção do que é verdade. O sofrimento é o momento em que não podemos mais negar a realidade.

Imagine que estamos passando por algo difícil como uma separação, uma perda de emprego, um fracasso comercial ou um problema de saúde, e nossos amigos estão nos aconselhando. Quando os aconselhamos, a resposta é óbvia. Ela chega até nós em um minuto, e nós lhes dizemos exatamente: “Ah, aquela garota, supere-a, ela não era boa para você de qualquer maneira”. Você vai ficar mais feliz. Confie em mim”. Você vai encontrar alguém”.

Você sabe a resposta correta, mas seu amigo não pode vê-la, porque eles estão no momento de sofrimento e dor. Eles ainda estão desejando que a realidade seja diferente. O problema não é a realidade. O problema é que o desejo deles está colidindo com a realidade e impedindo-os de ver a verdade, não importa o quanto você diga. A mesma coisa acontece quando eu tomo decisões.

Quanto mais desejo eu tenho de que algo funcione de uma certa maneira, menos probabilidade tenho de ver a verdade. Especialmente nos negócios, se algo não está indo bem, eu tento reconhecê-lo publicamente e tento reconhecê-lo publicamente diante de meus co-fundadores e amigos e colegas de trabalho. Então, não estou escondendo isso de mais ninguém. Se não estou escondendo isso de ninguém, não vou me iludir sobre o que está realmente acontecendo. [4]

O que você sente não lhe diz nada sobre os fatos — apenas lhe diz algo sobre sua estimativa dos fatos.

Na verdade, é realmente importante ter espaço vazio. Se você não tiver um ou dois dias por semana em seu calendário onde não esteja sempre em reuniões, e não estiver sempre ocupado, então você não será capaz de pensar. Você não vai ser capaz de ter boas ideias para seus negócios.

Você não vai ser capaz de fazer bons discernimentos. Eu também encorajo a tomar pelo menos um dia por semana (de preferência dois, porque se você planeja dois, vai acabar com um) onde você só tem tempo para pensar.

Só depois que você estiver entediado é que terá as grandes ideias. Nunca será quando você estiver estressado, ou ocupado, correndo por aí ou apressado. Reserve um tempo. [7]

Pessoas muito inteligentes tendem a ser estranhas, já que insistem em pensar tudo por si mesmas.

Um contrarian não é aquele que sempre se opõe — isso é um conformista de um tipo diferente. Um contrarian raciocina independentemente de onde está e resiste à pressão para se conformar.

Cinismo é fácil. Mímica é fácil. Contrarians otimistas são a raça mais rara.

Ilustração navalmanaque

Caso queira falar sobre o texto você pode utilizar a caixa de comentários mais abaixo. Para receber um aviso por email de novos conteúdos assine a nossa Newsletter

ANTERIOR

Discernimento

PRÓXIMO

Deixe cair sua identidade para ver a realidade

Comentários:

Compartilhe este conteúdo: