O ALMANAQUE DE NAVAL RAVIKANT: UM GUIA PARA RIQUEZA E FELICIDADE
Esta é uma tradução autorizada do livro The Almanack of Naval Ravikant, editada a partir da versão final publicada. Para acessar o artigo original em inglês clique aqui. Para saber mais sobre o projeto e ver mais conteúdos em português acesse aqui.
Em 1.000 universos paralelos, você quer ser rico em 999 deles. Você não quer ser rico nos cinquenta universos onde você teve sorte, por isso queremos fatorar a sorte para fora dela.
Há pouco tempo, Babak Nivi, meu co-fundador, e eu estávamos falando no Twitter sobre como se tem sorte, e há realmente quatro tipos de sorte de que estávamos falando.
O primeiro tipo de sorte é a sorte cega, onde apenas se tem sorte porque algo completamente fora de seu controle aconteceu. Isto inclui a “fortuna”, o destino, etc.
Depois, há a sorte pela persistência, trabalho duro, agitação e movimento. Isto é quando você está correndo por aí criando oportunidades. Você está gerando muita energia, você está fazendo muito para agitar as coisas. É quase como misturar uma placa de petri ou misturar um monte de reagentes e ver o que combina. Você está apenas gerando força, agitação e energia suficientes para que a sorte o encontre.
Uma terceira maneira é você se tornar muito bom em detectar a sorte. Se você for muito habilidoso em um campo, você notará quando acontecer uma quebra de sorte em seu campo, e outras pessoas que não estão sintonizadas com ela não notarão. Assim, você se torna sensível à sorte.
O último tipo de sorte é o mais estranho, o mais difícil, onde você constrói um caráter único, uma marca única, uma mentalidade única, o que faz com que a sorte o encontre.
Por exemplo, digamos que você é a melhor pessoa do mundo no mergulho em alto mar. Você é conhecido por fazer mergulhos em alto-mar que ninguém mais ousará tentar. Por pura sorte, alguém encontra um navio do tesouro afundado ao largo da costa ao qual não pode chegar. Bem, a sorte deles acabou de se tornar sua sorte, porque eles virão até você para chegar ao tesouro, e você será pago por isso.
Este é um exemplo extremo, mas mostra como uma pessoa teve sorte cega ao encontrar o tesouro. Eles virem até você para extrair e lhe dar a metade não é sorte cega. Você criou sua própria sorte. Você se coloca em posição de capitalizar a sorte ou de atrair a sorte quando ninguém mais criou a oportunidade para si mesmo. Para ficar rico sem ter sorte, queremos ser deterministas. Não queremos deixá-la ao acaso. [78]
Formas de ter sorte:
— Espere que a sorte o encontre.
— Mexa-se até que você tropece nela.
— Prepare a mente e seja sensível às chances que outros perdem.
— Torne-se o melhor no que você faz. Refine o que você faz até que isso seja verdade. A oportunidade irá buscá-lo. A sorte se torna seu destino.
Começa a se tornar tão determinista, que deixa de ser sorte. A definição começa a desvanecer da sorte ao destino. Para resumir o quarto tipo: construa seu caráter de uma certa maneira, então seu caráter se torna seu destino.
Uma das coisas que eu acho importante para ganhar dinheiro é ter uma reputação que faça as pessoas fazerem negócios através de você. Lembre-se do exemplo de ser um grande mergulhador onde os caçadores de tesouros virão e lhe darão um pedaço do tesouro para suas habilidades de mergulho.
Se você é um negociante de confiança, honesto, de alta integridade e pensamento de longo prazo, quando outras pessoas querem fazer negócios mas não sabem como fazê-los de maneira confiável com estranhos, elas literalmente o abordarão e lhe darão uma parte do negócio só por causa da integridade e reputação que você construiu.
Warren Buffett recebe ofertas de negócios para comprar empresas, comprar mandados de garantia, resgatar bancos e fazer coisas que outras pessoas não podem fazer por causa de sua reputação. É claro, ele tem responsabilidade em jogo e tem uma marca forte em jogo.
Seu caráter e sua reputação são coisas que você pode construir, o que lhe permitirá aproveitar as oportunidades que outras pessoas podem caracterizar como sortudas, mas você sabe que não foi sorte. [78] Meu co-fundador Nivi disse: “Em um jogo de longo prazo, parece que todos estão fazendo os outros ricos. E em um jogo de curto prazo, parece que todos estão se auto enriquecendo”.
Acho que essa é uma formulação brilhante. Em um jogo de longo prazo, é uma soma positiva. Estamos todos assando a torta juntos. Estamos tentando fazê-la o maior possível. E, em um jogo de curto prazo, estamos cortando a torta. [78]
Qual a importância do trabalho em rede?
Eu acho que o networking empresarial é uma completa perda de tempo. E sei que há pessoas e empresas popularizando este conceito porque ele serve bem a eles e a seu modelo de negócios, mas a realidade é que se você estiver construindo algo interessante, sempre terá mais pessoas que vão querer conhecê-lo. Tentar construir relações comerciais bem antes de fazer negócios é uma completa perda de tempo. Eu tenho uma filosofia muito mais confortável: “Seja um criador que faz algo interessante que as pessoas querem”. Mostre seu ofício, pratique seu ofício, e as pessoas certas eventualmente o encontrarão”. [14]
Se alguém está falando muito sobre o quanto é honesto, provavelmente é desonesto. Isso é apenas um pequeno indicador que eu aprendi. Quando alguém passa muito tempo falando sobre seus próprios valores ou está falando por si mesmo, ele está encobrindo algo. [4]
Os tubarões comem bem, mas vivem uma vida rodeados de tubarões.
Tenho grandes pessoas em minha vida que são extremamente bem-sucedidas, muito desejáveis (como todos querem ser seus amigos), muito inteligentes. No entanto, já os vi fazer uma ou duas coisas um pouco menos boas para outras pessoas. A primeira vez, eu digo: “Ei, eu não acho que você deva fazer isso com aquela outra pessoa. Não porque você não vai se safar com isso. Você vai se safar mas porque isso vai te machucar no final”.
Não de alguma forma cósmica, do tipo carma, mas acredito que no fundo todos nós sabemos quem somos. Você não pode esconder nada de si mesmo. Seus próprios fracassos estão escritos dentro de sua psique, e são óbvios para você. Se você tem muitas dessas falhas morais, você não respeitará a si mesmo. O pior resultado neste mundo é não ter autoestima. Se você não se ama, quem o fará?
Eu acho que você só tem que ter muito cuidado ao fazer coisas das quais você fundamentalmente não vai se orgulhar, porque elas vão prejudicá-lo. A primeira vez que alguém agir desta maneira, eu os avisarei. A propósito, ninguém muda. Então eu apenas me distancio deles. Eu os retiro da minha vida. Só tenho este ditado dentro da minha cabeça: “Quanto mais perto você quiser chegar de mim, melhores terão que ser seus valores”. [4]
Caso queira falar sobre o texto você pode utilizar a caixa de comentários mais abaixo. Para receber um aviso por email de novos conteúdos assine a nossa Newsletter.