SOODGI | Sobre os ombros de gigantes

O ALMANAQUE DE NAVAL RAVIKANT: UM GUIA PARA RIQUEZA E FELICIDADE

Esta é uma tradução autorizada do livro The Almanack of Naval Ravikant, editada a partir da versão final publicada. Para acessar o artigo original em inglês clique aqui. Para saber mais sobre o projeto e ver mais conteúdos em português acesse aqui.

CONSTRUINDO DISCERNIMENTO: DEIXE CAIR SUA IDENTIDADE PARA VER A REALIDADE

Nossos egos são construídos em nossos anos de formação — nossas duas primeiras décadas. Eles são construídos por nosso ambiente, nossos pais, a sociedade. Depois, passamos o resto de nossa vida tentando fazer nosso ego feliz. Interpretamos qualquer coisa nova através de nosso ego: “Como posso mudar o mundo externo para torná-lo mais como eu gostaria que fosse”? [8]

“Tensão é quem você acha que deveria ser. Relaxamento é quem você é”.

— Ditado budista

Você absolutamente precisa de hábitos para funcionar. Você não pode resolver todos os problemas da vida como se fosse a primeira vez que eles foram jogados em você. Nós acumulamos todos estes hábitos. Colocamo-los no feixe da identidade, do ego, de nós mesmos, e depois nos apegamos a eles. “Eu sou Naval. É assim que eu sou”.

É realmente importante ser capaz de se descondicionar, ser capaz de desmontar seus hábitos e dizer: “Certo, este é um hábito que eu provavelmente peguei quando era criança tentando chamar a atenção de meus pais”. Agora eu o reforcei e reforcei, e o chamo de parte da minha identidade”. Será que ainda me serve? Será que me faz mais feliz? Torna-me mais saudável? Será que me faz realizar o que eu me propus a realizar?”.

Eu sou menos habitual do que a maioria das pessoas. Eu não gosto de estruturar meu dia. Na medida em que tenho hábitos, tento torná-los mais deliberados do que acidentes da história. [4]

Qualquer crença que você tenha aceitado em um pacote (ex. democrata, católico, americano) é suspeita e deve ser reavaliada a partir dos princípios básicos.

Eu tento não ter muito o que já decidi. Acho que criar identidades e rótulos o tranca e impede que você veja a verdade.

Para ser honesto, fale sem identidade.

Eu costumava me identificar como libertário, mas depois me encontrava defendendo posições que eu não havia pensado bem, porque fazem parte do cânone libertário. Se todas as suas crenças se alinham em pequenos pacotes, você deve ser altamente desconfiado.

Não gosto mais de me auto identificar em quase nenhum nível, o que me impede de ter muitas dessas chamadas crenças estáveis. [4]

Cada um de nós tem uma crença contrária que a sociedade rejeita. Mas quanto mais nossa própria identidade e a tribo local a rejeitam, mais real ela provavelmente é.

Há duas lições atraentes sobre o sofrimento a longo prazo. Pode fazer você aceitar o mundo do jeito que ele é. A outra lição é que pode fazer seu ego mudar de uma maneira extremamente difícil.

Talvez você seja um atleta competitivo e se machuque muito, como Bruce Lee. Você tem que aceitar que ser atleta não é toda sua identidade, e talvez você possa forjar uma nova identidade como filósofo. [8]

O Facebook se redesenha. O Twitter se redesenha. Personalidades, carreiras e equipes também precisam se redesenhar. Não há soluções permanentes em um sistema dinâmico.

Ilustração navalmanaque

Caso queira falar sobre o texto você pode utilizar a caixa de comentários mais abaixo. Para receber um aviso por email de novos conteúdos assine a nossa Newsletter

ANTERIOR

Como pensar claramente

PRÓXIMO

Aprenda as habilidades para a tomada de decisão

Comentários:

Compartilhe este conteúdo: