O ALMANAQUE DE NAVAL RAVIKANT: UM GUIA PARA RIQUEZA E FELICIDADE
Esta é uma tradução autorizada do livro The Almanack of Naval Ravikant, editada a partir da versão final publicada. Para acessar o artigo original em inglês clique aqui. Para saber mais sobre o projeto e ver mais conteúdos em português acesse aqui.
Em qualquer situação da vida, você sempre tem três opções: você pode mudá-la, aceitá-la ou deixá-la.
Se você quiser mudá-la, então é um desejo. Isso lhe causará sofrimento até que você a mude com sucesso. Portanto, não escolha muitos deles. Escolha um grande desejo em sua vida a qualquer momento para dar a si mesmo propósito e motivação.
Você se distrairá.
Mesmo um já é difícil o suficiente. Estar em paz vem de ter sua mente livre de pensamentos. E muita clareza vem de estar no momento presente. É muito difícil estar no momento presente se você estiver pensando: “Eu preciso fazer isto. Eu quero isso”. Isto tem que mudar”. [8]
Você sempre tem três opções: você pode mudá-la, aceitá-la ou deixá-la. O que não é uma boa opção é ficar sentado desejando mudá-la, mas não mudá-la, desejando poder deixá-la mas não deixá-la e não aceitá-la. Essa luta ou aversão é responsável pela maior parte de nossa miséria. A frase que provavelmente mais uso para mim mesmo em minha cabeça é apenas uma palavra: “aceitar”.
Está tudo bem, qualquer que seja o resultado. É para ser equilibrado e centrado. É dar um passo atrás e ver o esquema mais grandioso das coisas.
Nem sempre conseguimos o que queremos, mas às vezes o que está acontecendo é para o melhor. Quanto mais cedo você puder aceitar algo como uma realidade, mais cedo você poderá se adaptar a isso.
Conseguir a aceitação é muito difícil. Eu tenho alguns hacks que tento, mas não diria que são totalmente bem-sucedidos.
Um hack é recuar e olhar para pedaços de sofrimento que tive anteriormente em minha vida. Eu os escrevo. “Da última vez que você terminou com alguém, da última vez que teve um fracasso comercial, da última vez que teve um problema de saúde, o que aconteceu?” Eu posso rastrear o crescimento e a melhoria que vieram dela anos mais tarde.
Tenho outro hack que utilizo para pequenos aborrecimentos. Quando eles acontecem, uma parte de mim reage imediatamente de forma negativa. Mas aprendi a me perguntar mentalmente: “Qual é o lado positivo desta situação?”.
“Está bem, vou me atrasar para uma reunião. Mas qual é o benefício para mim? Eu posso relaxar e observar os pássaros por um momento. Também vou passar menos tempo nessa reunião chata”. Quase sempre há algo positivo.
Mesmo que você não consiga encontrar algo positivo, você pode dizer: “Bem, o Universo vai me ensinar algo agora. Agora eu posso ouvir e aprender”.
Para lhe dar o exemplo mais simples: Eu estava em um evento e depois, alguém inundou minha caixa de entrada com um monte de fotos que eles tiraram.
Houve um pequeno julgamento instantâneo dizendo: ” Qual é, você não poderia ter escolhido apenas algumas das melhores? Quem envia uma centena de fotos?” Mas imediatamente eu me perguntei: “Qual é o lado positivo?” O lado positivo é que eu posso escolher minhas cinco fotos favoritas. Eu posso usar meu discernimento.
No último ano, ao praticar este hack o suficiente, consegui passar de alguns segundos para pensar em uma resposta, para agora meu cérebro fazer isso quase instantaneamente. Esse é um hábito para o qual você pode se treinar. [8]
Fundamentalmente, resume-se a um grande hack: abraçar a morte.
A morte é a coisa mais importante que vai acontecer com você. Quando você olha para sua morte e a reconhece, em vez de fugir dela, ela trará um grande significado à sua vida. Passamos grande parte de nossa vida tentando evitar a morte. Muito do que lutamos pode ser classificado como uma busca pela imortalidade.
Se você é religioso e acredita que existe uma vida após a morte, então você será bem cuidado. Se você não for religioso, talvez você tenha filhos. Se você é um artista, um pintor ou um homem de negócios, você quer deixar um legado.
Aqui está uma dica quente: não há legado. Não há nada para deixar. Todos nós vamos embora. Nossos filhos terão ido embora. Nossas obras serão pó. Nossas civilizações serão pó. Nosso planeta será pó. Nosso sistema solar será pó. No grande esquema das coisas, o Universo já existe há dez bilhões de anos. Ele estará por aí por mais dez bilhões de anos.
Sua vida é um piscar de vagalume à noite. Você está aqui por um período de tempo tão breve. Se você reconhece plenamente a futilidade do que está fazendo, então acho que isso pode trazer grande felicidade e paz, porque você percebe que isto é um jogo. Mas é um jogo divertido. O que importa é que você experiencie sua realidade enquanto passa pela vida. Por que não a interpretar da maneira mais positiva possível?
A qualquer momento em que você não está se divertindo muito, quando não está realmente feliz, não está fazendo nenhum favor a ninguém. Não é como se sua infelicidade os tornasse melhores de alguma forma. Tudo o que você está fazendo é desperdiçar este tempo incrivelmente pequeno e precioso que você tem nesta Terra. Manter a morte na linha de frente e não a negar é muito importante.
Sempre que fico preso às batalhas do meu ego, penso apenas em civilizações inteiras que vieram e partiram. Por exemplo, tomemos os sumérios. Tenho certeza de que eles eram pessoas importantes e fizeram grandes coisas, mas vá em frente e me nomeie um único sumério. Diga-me qualquer coisa interessante ou importante que os sumérios tenham feito e que tenha durado. Nada.
Então, talvez daqui a dez mil anos ou cem mil anos, as pessoas dirão: “Ah, sim, americanos. Eu já ouvi falar de americanos”.
Você morrerá um dia, e nada disso vai importar. Portanto, divirta-se. Faça algo de positivo. Projete algum amor. Faça alguém feliz. Ria um pouco. Aprecie o momento. E faça seu trabalho. [8]
Caso queira falar sobre o texto você pode utilizar a caixa de comentários mais abaixo. Para receber um aviso por email de novos conteúdos assine a nossa Newsletter.