SOODGI | Sobre os ombros de gigantes

O ALMANAQUE DE NAVAL RAVIKANT: UM GUIA PARA RIQUEZA E FELICIDADE

Esta é uma tradução autorizada do livro The Almanack of Naval Ravikant, editada a partir da versão final publicada. Para acessar o artigo original em inglês clique aqui. Para saber mais sobre o projeto e ver mais conteúdos em português acesse aqui.

CONSTRUINDO RIQUEZA: ENCONTRE E CONSTRUA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Habilidades de venda são uma forma de conhecimento específico.

Existe uma coisa “natural” em vendas. Você se depara com isso o tempo todo em startups e capital de risco. Quando você conhece alguém que é natural em vendas, você simplesmente sabe que ele é incrível. Eles são realmente bons no que fazem. Isso é uma forma de conhecimento específico.

Obviamente, eles aprenderam em algum lugar, mas não aprenderam em uma sala de aula. Eles aprenderam provavelmente em sua infância no pátio da escola, ou aprenderam a negociar com seus pais. Talvez alguns sejam de componente genético no DNA.

Mas você pode melhorar as habilidades de vendas. Você pode ler Robert Cialdini, pode ir a um seminário de treinamento de vendas, pode fazer vendas de porta em porta. É brutal, mas irá treiná-lo muito rapidamente. Você pode definitivamente melhorar suas habilidades de vendas.

Conhecimentos específicos não podem ser ensinados, mas podem ser aprendidos.

Quando falo de conhecimentos específicos, quero dizer descobrir o que você estava fazendo quando era criança ou adolescente quase sem esforço. Algo que você nem sequer considerava uma habilidade, mas as pessoas ao seu redor notavam. Sua mãe ou seu melhor amigo, ao crescer, saberia.

Exemplos do que seu conhecimento específico poderia ser:

→ Habilidades de vendas

→ Talentos musicais, com a capacidade de pegar qualquer instrumento

→ Uma personalidade obsessiva: você mergulha nas coisas e se lembra delas rapidamente

→ Amor pela ficção científica: você gostava de ler ficção-científica, o que significa que você absorve muito conhecimento muito rapidamente

→ Jogando muitos jogos, você entende muito bem a teoria dos jogos

→ Fofocar, escave sua rede de amigos. Isso pode fazer com que você se torne um jornalista muito interessante.

O conhecimento específico é uma combinação estranha de características únicas de seu DNA, de sua criação e de sua resposta a ele. É quase que uma mistura de sua personalidade e de sua identidade. Então você pode afiá-lo.

Ninguém pode competir com você em ser você. A maior parte da vida é uma busca por quem e o que mais precisa de você.

Por exemplo, eu adoro ler, e eu adoro tecnologia. Aprendo muito rapidamente e fico entediado rapidamente. Se eu tivesse entrado em uma profissão onde fosse obrigado a entrar em um túnel durante vinte anos no mesmo tópico, não teria funcionado. Estou investindo em capital de risco, o que me obriga a me apressar muito, muito rapidamente em novas tecnologias (e sou recompensado por ficar entediado porque novas tecnologias vêm junto). Combina muito bem com meus conhecimentos específicos e minhas habilidades. [10]

Eu queria ser um cientista. É de lá que vem grande parte da minha hierarquia moral. Eu vejo os cientistas como estando no topo da cadeia de produção da humanidade. O grupo de cientistas que fizeram verdadeiros avanços e contribuições provavelmente acrescentou mais à sociedade humana, penso eu, do que qualquer outra classe de seres humanos. Sem desmerecer a arte, a política, a engenharia ou os negócios, mas sem a ciência, ainda estaríamos nos jogando na sujeira, lutando com paus e tentando acender fogueiras.

A sociedade, os negócios e o dinheiro estão a jusante da tecnologia, que por sua vez está a jusante da ciência. A ciência aplicada é o motor da humanidade.

Corolário: Cientistas aplicados são as pessoas mais poderosas do mundo. Isto será mais óbvio nos próximos anos.

Todo meu sistema de valores foi construído em torno de cientistas, e eu queria ser um grande cientista. Mas quando eu realmente olho para o que eu era excepcionalmente bom e para o que eu acabei gastando meu tempo fazendo, era mais em torno de ganhar dinheiro, mexer com a tecnologia e vender coisas para pessoas. Explicar as coisas e conversar com as pessoas.

Tenho algumas habilidades de vendas, o que é uma forma de conhecimento específico. Tenho algumas habilidades analíticas sobre como ganhar dinheiro. E tenho esta capacidade de absorver dados, ficar obcecado por eles e decompô-los — esta é uma habilidade específica que eu tenho. Eu também adoro mexer com tecnologia. E tudo isso me parece brincadeira, mas para os outros parece trabalho.

Há outras pessoas a quem estas coisas seriam difíceis, e elas dizem: “Bem, como eu me torno bom em ser incisivo e vender ideias?”. Bem, se você ainda não é bom nisso ou se você não está realmente interessado talvez não seja o seu negócio — concentre-se no que você realmente gosta.

A primeira pessoa a realmente apontar meus reais conhecimentos específicos foi minha mãe. Ela o fez como um aparte, falando da cozinha, e ela o disse quando eu tinha quinze ou dezesseis anos de idade. Eu estava dizendo a um amigo que eu queria ser astrofísico, e ela disse: “Não, você vai entrar no ramo de negócios”. Eu estava pensando: “O quê, minha mãe está me dizendo que eu vou entrar em um negócio? Eu vou ser astrofísico. Mamãe não sabe que está falando”. Mas mamãe sabia exatamente do que ela estava falando. [78] ‘

O conhecimento específico é encontrado muito mais pela busca de seus talentos inatos, sua genuína curiosidade e sua paixão. Não é indo para a escola para o qualquer que seja o trabalho mais em alta; não é indo para o qualquer campo que os investidores digam ser o mais promissor.

Muito frequentemente, o conhecimento específico está no limite do conhecimento. Também são coisas que só agora estão sendo descobertas ou que são realmente difíceis de serem descobertas. Se você não estiver 100% envolvido nisso, alguém que esteja 100% envolvido  terá um desempenho superior ao seu. E eles não vão apenas superá-lo um pouco — eles vão superá-lo por muito porque agora estamos operando no domínio das ideias, os juros compostos e a alavancagem realmente se aplica. [78]

A Internet ampliou massivamente o espaço possível das carreiras. A maioria das pessoas ainda não descobriu isso.

Você pode ir à Internet e encontrar seu público. E você pode construir um negócio, e criar um produto, e construir riqueza, e fazer as pessoas felizes apenas se expressando de forma única através da internet. [78]

A Internet permite qualquer nicho de interesse, desde que você seja a melhor pessoa para escalar. E a grande novidade é que cada humano é diferente, cada um é o melhor em alguma coisa — sendo ele mesmo.

Outro tweet que eu tive que vale a pena tecer, mas não entrou na tweetstorm “Como ficar rico”, foi muito simples: “Fuja da competição através da autenticidade”. Basicamente, quando você está competindo com as pessoas, é porque você está copiando-as. É porque você está tentando fazer a mesma coisa. Mas cada humano é diferente. Não copie. [78]

Se você está fundamentalmente construindo e comercializando algo que é uma extensão de quem você é, ninguém pode competir com você nisso. Quem vai competir com Joe Rogan ou Scott Adams? É impossível. Alguém mais vai aparecer e escrever um Dilbert melhor? Não. Alguém vai competir com Bill Watterson e criar um Calvin e Haroldo melhor? Não. Eles estão sendo autênticos. [78]

Os melhores empregos não são regulamentados nem há uma graduação para eles. Eles são expressões criativas de aprendizes contínuos em mercados livres.

A habilidade mais importante para ficar rico é tornar-se um aprendiz perpétuo. Você tem que saber como aprender qualquer coisa que queira aprender. O velho modelo de ganhar dinheiro é ir para a escola por quatro anos, obter seu diploma e trabalhar como profissional por trinta anos. Mas as coisas mudam rapidamente agora. Agora, você tem que se atualizar sobre uma nova profissão dentro de nove meses e, quatro anos depois, ela está obsoleta. Mas dentro desses três anos produtivos, você pode se tornar muito rico.

É muito mais importante hoje poder se tornar um especialista em um campo novo em nove a doze meses do que ter estudado a coisa “certa” há muito tempo. Você realmente se preocupa em ter estudado as fundações, por isso não tem medo de nenhum livro. Se você vai à biblioteca e há um livro que você não consegue entender, você tem que escavar e dizer: “Qual é a base necessária para que eu aprenda isto? As fundações são super importantes. [74]

Aritmética básica e numeracia são muito mais importantes na vida do que fazer cálculo. Da mesma forma, ser capaz de se expressar simplesmente usando palavras comuns em inglês é muito mais importante do que ser capaz de escrever poesia, ter um vocabulário extenso, ou falar sete línguas estrangeiras diferentes.

Saber ser persuasivo quando se fala é muito mais importante do que ser um especialista em marketing digital ou otimizador de cliques. Os fundamentos são fundamentais. É muito melhor estar a 9/10 ou 10/10 nas fundações do que tentar ir super fundo nas coisas.

Você precisa ser profundo em alguma coisa porque, caso contrário, você terá uma milha de largura e uma polegada de profundidade e não conseguirá o que quer da vida. Você só pode alcançar a maestria em uma ou duas coisas. Geralmente são coisas pelas quais você está obcecado. [74]

Ilustração navalmanaque

Caso queira falar sobre o texto você pode utilizar a caixa de comentários mais abaixo. Para receber um aviso por email de novos conteúdos assine a nossa Newsletter

ANTERIOR

Entenda como a riqueza é criada

PRÓXIMO

Jogue jogos de longo prazo com pessoas de longo prazo

Comentários:

Compartilhe este conteúdo: