O ALMANAQUE DE NAVAL RAVIKANT: UM GUIA PARA RIQUEZA E FELICIDADE
Esta é uma tradução autorizada do livro The Almanack of Naval Ravikant, editada a partir da versão final publicada. Para acessar o artigo original em inglês clique aqui. Para saber mais sobre o projeto e ver mais conteúdos em português acesse aqui.
Os humanos evoluíram como caçadores e coletores, onde todos nós trabalhamos por nós mesmos. Só no início da agricultura é que nos tornamos mais hierárquicos. A Revolução Industrial e as fábricas nos tornaram extremamente hierárquicos porque um indivíduo não podia necessariamente possuir ou construir uma fábrica, mas agora, graças à Internet, estamos voltando a uma era onde cada vez mais pessoas podem trabalhar por si mesmas. Eu preferiria ser um empresário fracassado do que alguém que nunca tentou. Porque até mesmo um empresário fracassado tem a habilidade necessária para fazer algo por conta própria. [14]
Há quase 7 bilhões de pessoas neste planeta. Um dia, espero, haverá quase 7 bilhões de empresas.
Aprendi a ganhar dinheiro porque era uma necessidade. Depois que deixou de ser uma necessidade, deixei de me importar. Pelo menos para mim, o trabalho era um meio para atingir um fim. Ganhar dinheiro era um meio para atingir um fim. Estou muito mais interessado em resolver problemas do que em ganhar dinheiro.
Qualquer objetivo final só vai levar a outro objetivo, levar a outro objetivo. Nós apenas brincamos na vida. Quando você cresce, você está jogando o jogo da escola, ou está jogando o jogo social. Então você está jogando o jogo do dinheiro, e então você está jogando o jogo do status. Estes jogos só têm horizontes cada vez mais longos e mais duradouros. Em algum momento, pelo menos eu acredito, estes são todos apenas jogos. São jogos em que o resultado realmente deixa de importar, uma vez que você vê através do jogo.
Então você apenas se cansa de jogos. Eu diria que estou na fase em que estou cansado de jogos. Acho que não há nenhum objetivo ou propósito final. Estou apenas vivendo a vida como eu quero. Estou literalmente apenas fazendo isso de momento em momento.
Quero estar fora da esteira hedônica. [1]
O que você realmente quer é liberdade. Você quer liberdade de seus problemas de dinheiro, certo? Acho que está tudo bem. Uma vez que você possa resolver seus problemas de dinheiro, seja baixando seu estilo de vida ou ganhando dinheiro suficiente, você quer se aposentar. Não se aposentar aos sessenta e cinco anos de idade, sentado em uma casa de repouso, recebendo um cheque de aposentadoria — é uma definição diferente.
Aposentadoria é quando você deixa de se sacrificar hoje por um amanhã imaginário. Quando o hoje está completo, por si só, você está aposentado.
Bem, uma maneira é ter tanto dinheiro economizado que sua renda passiva (sem que você levante um dedo) cubra sua taxa de gastos.
Uma segunda maneira é você simplesmente reduzir sua taxa de gastos a zero, você se torna um monge.
Uma terceira é que você está fazendo algo que ama. Você gosta tanto, que não se trata do dinheiro. Portanto, há várias maneiras de se aposentar.
A maneira de sair da armadilha da competição é ser autêntico, encontrar a coisa que você sabe fazer melhor do que ninguém. Você sabe como fazer melhor porque ama, e ninguém pode competir com você. Se você adora fazer isso, seja autêntico, e então descubra como mapear isso para o que a sociedade realmente quer. Aplique alguma alavancagem e ponha seu nome nisso. Você assume os riscos, mas ganha as recompensas, tem propriedade e capital próprio no que está fazendo, e simplesmente aumenta o risco. [77]
Sua motivação para ganhar dinheiro diminuiu depois que você se tornou financeiramente independente?
Sim e não. No sentido em que o desespero se foi.
Mas se mudou alguma coisa, criar negócios e ganhar dinheiro são agora mais uma “arte”. [74]
Seja no comércio, na ciência ou na política — a história lembra dos artistas.
Arte é criatividade. Arte é qualquer coisa feita para seu próprio bem. Quais são as coisas que são feitas para seu próprio bem, e não há nada por trás delas? Amar alguém, criar algo, brincar. Para mim, criar negócios é brincar. Eu crio negócios porque é divertido, porque eu gosto do produto. [77]
Posso criar um novo negócio dentro de três meses: levantar o dinheiro, montar uma equipe e lançá-lo. É divertido para mim. É muito legal ver o que eu posso montar. Fazer dinheiro é quase como um efeito colateral. Criar negócios é o jogo em que eu me tornei bom. É minha motivação que deixou de ser orientada para metas e passou a ser artística. Ironicamente, eu acho que agora sou muito melhor nisso. [74]
Mesmo quando invisto, é porque gosto das pessoas envolvidas, gosto de sair com elas, aprendo com elas, acho que o produto é muito legal. Hoje em dia, vou deixar de fazer grandes investimentos porque não acho os produtos interessantes.
Estas não são coisas de 100 por cento ou nada. Você pode começar a caminhar cada vez mais em direção a esse objetivo em sua vida. É um objetivo.
Quando eu era mais jovem, eu estava tão desesperado para ganhar dinheiro que teria feito qualquer coisa. Se você tivesse aparecido e dito: “Ei, eu tenho um negócio de caminhões de esgoto, quer entrar nisso?”. Eu teria dito: “Ótimo, eu quero ganhar dinheiro!” Graças a Deus, ninguém me deu essa oportunidade. Estou feliz por ter enveredado pelo caminho da tecnologia e da ciência, que eu realmente aprecio. Consegui combinar minha vocação e minha avocação.
Estou sempre “trabalhando”. Parece trabalho para os outros, mas para mim parece brincadeira. E é assim que eu sei que ninguém pode competir comigo nisso. Porque estou apenas jogando, durante dezesseis horas por dia. Se outros querem competir comigo, eles vão trabalhar, e vão perder porque não vão fazer isso por dezesseis horas por dia, sete dias por semana. [77]
O dinheiro não é a raiz de todo o mal; não há nada de mal nisso. Mas a luxúria por dinheiro é má. A luxúria por dinheiro não é ruim no sentido social. Não é ruim no sentido de “você é uma pessoa má por ter luxúria por dinheiro”. É ruim para você.
A luxúria por dinheiro é ruim para nós porque é um poço sem fundo. Ela sempre ocupará sua mente. Se você ama o dinheiro, e você o faz, nunca há o suficiente. Nunca há o suficiente porque o desejo está ligado e não se desliga em algum número. É uma falácia pensar que ele se desliga a um número qualquer.
A punição pelo amor ao dinheiro é entregue ao mesmo tempo em que o dinheiro. À medida que você ganha dinheiro, você só quer ainda mais, e fica paranoico e temeroso de perder o que você tem. Não há almoço de graça.
Você ganha dinheiro para resolver seus problemas materiais. Acho que a melhor maneira de ficar longe deste amor constante pelo dinheiro é não atualizar seu estilo de vida à medida que você ganha dinheiro. É muito fácil continuar atualizando seu estilo de vida à medida que você ganha dinheiro. Mas se você conseguir manter seu estilo de vida fixo e, com sorte, ganhar seu dinheiro em quantias gigantescas em vez de um gotejamento de cada vez, você não terá tempo para melhorar seu estilo de vida. Você pode chegar tão à frente que se tornará financeiramente livre.
Outra coisa que ajuda: Eu valorizo a liberdade acima de todo o resto. Todo tipo de liberdade: liberdade para fazer o que eu quero, liberdade das coisas que não quero fazer, liberdade de minhas próprias emoções ou coisas que possam perturbar minha paz. Para mim, a liberdade é meu valor número um.
Na medida em que o dinheiro compra a liberdade, ela é ótima. Mas na medida em que me torna menos livre, o que definitivamente também faz em algum nível, eu não gosto disso. [74]
Os vencedores de qualquer jogo são as pessoas que são tão viciadas que continuam jogando mesmo quando a utilidade marginal de ganhar declina.
A classe mais bem sucedida de pessoas no Vale do Silício de forma consistente são os capitalistas de risco (porque eles são diversificados e controlam o que costumava ser um recurso escasso) ou pessoas que são muito boas na identificação de empresas que acabaram de atingir a adequação produto/mercado. Essas pessoas têm o histórico, a experiência e as referências que essas empresas realmente querem para ajudá-las a escalar. Depois, eles vão para a última Dropbox ou para a última Airbnb.
Quando Zuckerberg estava começando a escalar sua empresa e entrou em pânico, ele disse: “Eu não sei como fazer isso”. E ele chamou Jim Breyer [capitalista de risco e fundador da Accel Partners]. E Jim Breyer disse: “Bem, eu tenho este grande chefe de produto nesta outra empresa, e você precisa desta pessoa”. Essas pessoas tendem a fazer o melhor, ajustadas ao risco durante um longo período de tempo, além dos próprios investidores de risco. [30]
Algumas das pessoas de maior sucesso que já vi no Vale do Silício tiveram rupturas muito cedo em suas carreiras. Eles foram promovidos a VP, diretor ou CEO, ou fundaram uma empresa que se saiu bem cedo. Se não forem promovidos através das posições fica muito mais difícil alcançá-los mais tarde na vida. É bom estar em uma empresa menor cedo porque há menos infraestrutura para evitar uma promoção precoce. [76]
Para alguém que está no início de sua carreira (e talvez até mais tarde), a coisa mais importante de uma empresa é a rede de ex-alunos que você vai construir. Pense sobre com quem você vai trabalhar e o que essas pessoas vão fazer. [76]
Caso queira falar sobre o texto você pode utilizar a caixa de comentários mais abaixo. Para receber um aviso por email de novos conteúdos assine a nossa Newsletter.