SOODGI | Sobre os ombros de gigantes

O ALMANAQUE DE NAVAL RAVIKANT: UM GUIA PARA RIQUEZA E FELICIDADE

Esta é uma tradução autorizada do livro The Almanack of Naval Ravikant, editada a partir da versão final publicada. Para acessar o artigo original em inglês clique aqui. Para saber mais sobre o projeto e ver mais conteúdos em português acesse aqui.

SALVANDO-SE: ESCOLHENDO CRESCER A SI MESMO

Eu não acredito em objetivos específicos. Scott Adams disse de forma famosa: “Monte sistemas, não metas”. Use seu discernimento para descobrir em que tipos de ambientes você pode prosperar, e então crie um ambiente ao seu redor para que você tenha estatisticamente chances de sucesso.

O ambiente atual programa o cérebro, mas o cérebro inteligente pode escolher seu próximo ambiente.

Não serei a pessoa mais bem-sucedida do planeta, nem quero ser. Só quero ser a versão mais bem-sucedida de mim mesmo enquanto trabalho o menos duro possível. Quero viver de uma maneira que, se minha vida se desenrolasse 1.000 vezes, Naval seja bem sucedido 999 vezes. Ele não é um bilionário, mas se sai muito bem toda vez. Ele pode não ter acertado em todos os aspectos da vida, mas ele estabeleceu sistemas e falhou em muitos poucos lugares. [4]

Lembra que eu comecei como uma criança pobre na Índia, certo? Se eu posso fazer isso, qualquer um pode, nesse sentido. Obviamente, eu tinha todos os meus membros, minhas faculdades mentais, e tive uma educação. Há alguns pré-requisitos que você não consegue superar. Mas se você está lendo este livro, você provavelmente tem os meios necessários à sua disposição, que é um corpo e uma mente que funcionam. [78]

Se houver algo que você queira fazer mais tarde, faça-o agora. Não há “mais tarde”.

Como você pessoalmente aprende sobre novos assuntos?  

Na maioria das vezes, eu fico apenas com o básico. Mesmo quando aprendo física ou ciência, fico no básico. Eu leio conceitos por diversão. É mais provável que eu faça algo que tenha aritmética do que cálculo. Não serei um grande físico neste ponto. Talvez na próxima vida ou meu filho o faça, mas é tarde demais para mim. Tenho que me ater ao que eu gosto.

A ciência é, para mim, o estudo da verdade. É a única verdadeira disciplina porque faz previsões falsificáveis. Na verdade, ela muda o mundo. A ciência aplicada torna-se tecnologia, e a tecnologia é o que nos separa dos animais e nos permite ter coisas como telefones celulares, casas, carros, calor e eletricidade.

A ciência, para mim, é o estudo da verdade e a matemática é a linguagem da ciência e da natureza.

Eu não sou religioso, mas sou espiritual. Para mim, isso é a coisa mais devocional que eu poderia fazer, estudar as leis do Universo. O mesmo pontapé que alguém poderia dar por estar em Meca ou Medina e fazer reverência ao profeta, eu tenho a mesma sensação de admiração e pequeno senso de mim mesmo quando estudo ciência. Para mim, é inigualável e eu prefiro ficar no básico. Esta é a beleza da leitura. [4]

Você concorda com a ideia “Se você ler o que todo mundo está lendo, você vai pensar o que todo mundo está pensando”?

Eu acho que quase tudo o que as pessoas leem hoje em dia é projetado por aprovação social. [4]

Conheço pessoas que já leram cem livros regurgitados sobre evolução e nunca leram Darwin. Pense no número de macroeconomistas que existem por aí. Acho que a maioria deles leu toneladas de tratados de economia, mas não leu nada de Adam Smith.

Em algum nível, você está fazendo isso por aprovação social. Você está fazendo isso para se encaixar com os outros macacos. Você está se encaixando para se dar bem com o rebanho. Não é aí que estão os retornos na vida. Os retornos na vida estão fora do rebanho.

A aprovação social está dentro do rebanho. Se você quer aprovação social, definitivamente vá ler o que o rebanho está lendo. É preciso um nível de contrarianismo para dizer: “Não. Eu vou fazer minha própria coisa. Independentemente do resultado social, aprenderei qualquer coisa que eu ache interessante”.

Você acha que há alguma aversão às perdas? Porque uma vez que você diverge, você não tem certeza se está divergindo em direção a um resultado positivo ou negativo?

Absolutamente. Acho que é por isso que as pessoas mais inteligentes e mais bem-sucedidas que conheço começaram como perdedores. Se você se vê como um perdedor, como alguém que foi expulso pela sociedade e não tem nenhum papel na sociedade normal, então você fará sua própria coisa e é muito mais provável que você encontre um caminho vencedor. Ajuda começar dizendo: “Eu nunca serei popular. Eu nunca serei aceito. Eu já sou um perdedor. Eu não vou conseguir o que todas as outras crianças têm. Só tenho que ser feliz sendo eu”.

Para autoaperfeiçoamento sem autodisciplina, atualize sua autoimagem.

Todos estão motivados por alguma coisa. Depende apenas da coisa. Mesmo as pessoas que dizemos não estarem motivadas, de repente, estão realmente motivadas quando estão jogando videogames. Eu acho que a motivação é relativa, então você só tem que encontrar a coisa em que esteja envolvido. [1]

Moer e suar, labutar e sangrar, enfrentar o abismo. Tudo isso faz parte de se tornar um sucesso da noite para o dia.  

Se você tivesse que passar para seus filhos um ou dois princípios, quais seriam eles?

Número um: ler. Leia tudo o que você puder. E não apenas as coisas que a sociedade lhe diz que são boas ou mesmo livros que eu lhe digo para ler. Basta ler para seu próprio bem. Desenvolva um amor por isso. Mesmo que você tenha que ler romances, livros de bolso ou histórias em quadrinhos. Não existe essa coisa de lixo. Basta ler tudo. Com o tempo, você vai se orientar para as coisas que deve e quer ler.

Relacionadas com a habilidade de leitura estão as habilidades de matemática e persuasão. Ambas as habilidades ajudam você a navegar pelo mundo real.

Ter a habilidade de persuasão é importante porque se você pode influenciar seus semelhantes, você pode conseguir fazer muita coisa. Eu acho que a persuasão é uma habilidade real. Portanto, você pode aprendê-la, e não é tão difícil assim.

A matemática ajuda em todas as coisas complexas e difíceis da vida. Se você quer ganhar dinheiro, se você quer fazer ciência, se você quer entender teoria dos jogos ou política ou economia ou investimentos ou computadores, todas estas coisas têm a matemática no centro. É uma linguagem fundamental da natureza.

A natureza se expressa na matemática. A matemática é nossa engenharia reversa da linguagem da natureza, e nós apenas arranhamos a superfície. A boa notícia é que você não precisa saber muito de matemática. Você só precisa conhecer estatísticas básicas, aritmética, etc. Você deve conhecer estatísticas e probabilidade para frente e para trás e de dentro para fora. [8]

Caso queira falar sobre o texto você pode utilizar a caixa de comentários mais abaixo. Para receber um aviso por email de novos conteúdos assine a nossa Newsletter

ANTERIOR

Escolhendo construir a si mesmo

PRÓXIMO

Escolhendo se libertar

Comentários:

Compartilhe este conteúdo: