O ALMANAQUE DE NAVAL RAVIKANT: UM GUIA PARA RIQUEZA E FELICIDADE
Esta é uma tradução autorizada do livro The Almanack of Naval Ravikant, editada a partir da versão final publicada. Para acessar o artigo original em inglês clique aqui. Para saber mais sobre o projeto e ver mais conteúdos em português acesse aqui.
Minha prioridade número um na vida, acima de minha felicidade, acima de minha família, acima de meu trabalho, é minha própria saúde. Ela começa com minha saúde física. Segundo, é a minha saúde mental. Terceiro, é a minha saúde espiritual. Depois, é a saúde da minha família. Depois, é o bem estar de minha família. Depois disso, eu posso sair e fazer o que for preciso com o resto do mundo. [4]
Nada como um problema de saúde para ligar o botão de contraste para o resto da vida.
Há muitas, muitas coisas.
Existem muitas no lado físico. Temos dietas que não estamos evoluídos para comer. Uma dieta correta deve provavelmente parecer mais próxima de uma dieta paleo, principalmente comendo vegetais com uma pequena quantidade de carne e frutas silvestres.
Em termos de exercício, provavelmente estamos preparados para brincar em vez de correr em uma esteira. Provavelmente evoluímos para usar todos os nossos cinco sentidos igualmente, em vez de favorecer o córtex visual. Na sociedade moderna, quase todas as nossas contribuições e comunicação são visuais. Não estamos preparados para andar em sapatos. Muitos problemas nas costas e nos pés vêm dos sapatos. Não fomos feitos para ter roupas que nos mantêm aquecidos o tempo todo. Devemos ter alguma exposição ao frio. Isso dá um pontapé inicial em seu sistema imunológico.
Não evoluímos para viver em um ambiente perfeitamente estéril e limpo. Isto leva a alergias e a um sistema imunológico não treinado. Isto é conhecido como a hipótese higiênica. Evoluímos para viver em tribos muito menores e para ter mais família ao nosso redor. Eu cresci parcialmente na Índia, e lá, todos estão em seu meio. Há um primo, uma tia, um tio que está à sua frente, o que torna difícil estar deprimido, porque você nunca está sozinho. (Não estou me referindo a pessoas com depressão química. Estou me referindo mais à angústia existencial e ao mal-estar que os adolescentes parecem sofrer). Mas, por outro lado, você não tem privacidade, portanto, não pode ser livre. Existem contrapartidas.
Não temos a obrigação de verificar nosso telefone a cada cinco minutos. As constantes oscilações de humor de obter um “like” e depois um comentário zangado nos tornam criaturas ansiosas. Nós evoluímos para a escassez, mas vivemos em abundância. Há uma luta constante para dizer não quando seus genes sempre querem dizer sim. Sim ao açúcar. Sim a permanecer nesta relação. Sim ao álcool. Sim às drogas. Sim, sim, sim. Nossos corpos não sabem como dizer não.
Quando todos estão doentes, já não consideramos doença.
Fora da matemática, física e química, não há muita “ciência estabelecida”. Ainda estamos discutindo sobre qual é a dieta ideal.
Parece realmente difícil de seguir. Faz sentido para o cérebro e o corpo terem um mecanismo de reserva. Por exemplo, na Idade do Gelo, os seres humanos evoluíram sem muitas plantas disponíveis. Ao mesmo tempo, temos comido plantas há milhares de anos… Não acho que as plantas sejam ruins para você, mas algo mais próximo da dieta paleolítica talvez esteja correto.
Acho que a interação entre açúcar e gordura é realmente interessante. A gordura é o que o deixa saciado. Comidas gordurosas fazem você se sentir cheio. A maneira mais fácil de se sentir cheio é seguir uma dieta cetogênica, onde você está comendo toneladas de bacon o tempo todo, e você vai se sentir quase enjoado e não quer mais olhar para a gordura.
O açúcar te dá fome. O açúcar sinaliza para seu corpo: “Há este incrível recurso alimentar no ambiente para o qual não estamos evoluídos”, então você corre em busca de açúcar. O problema é que o efeito do açúcar domina o efeito da gordura. Se você comer uma refeição gordurosa e jogar um pouco de açúcar, o açúcar vai trazer a fome e a gordura vai trazer as calorias e você simplesmente vai se empanturrar. É por isso que todas as sobremesas são grandes combinações de gordura e carboidratos juntos. Na natureza, é muito raro encontrar carboidratos e gordura juntos.
Na natureza, encontro carboidratos e gordura juntos em cocos, mangas, talvez em bananas, mas são basicamente frutas tropicais. A combinação de açúcar e gordura juntos é realmente mortal. Você tem que ter cuidado com isso em sua dieta.
Não sou um especialista, e o problema é que dieta e nutrição são como política: todos pensam que são especialistas. Sua identidade está envolta nisso porque o que eles têm comido ou o que eles pensam que deveriam estar comendo é obviamente a resposta correta. Todo mundo tem um pouco de religião — é apenas um tópico realmente difícil de se falar. Direi apenas, em geral, que qualquer dieta sensata evita a combinação de açúcar e gordura juntos. [2]
A gordura dietética conduz à saciedade. O açúcar dietético provoca a fome. O efeito do açúcar domina. Controle seu apetite de acordo.
A maioria das pessoas em forma e saudáveis se concentra muito mais no que comem do que no quanto. O controle de qualidade é mais fácil do que (e leva ao) controle de quantidade. [11]
Ironicamente, o jejum (a partir de uma base low-carb/paleo) é mais fácil do que o controle de porções. Uma vez que o corpo detecta os alimentos, ele se sobrepõe ao cérebro. [11]
O que eu me pergunto sobre o pão de forma é como ele pode permanecer macio à temperatura ambiente por meses. Se as bactérias não o comem, você deveria comer? [11]
Já se passaram cinco mil anos e ainda estamos discutindo se a carne é venenosa ou se as plantas são venenosas. Livre-se dos extremistas e de qualquer alimento inventado nos últimos cem anos. [11]
Quando se trata de medicina e nutrição, subtraia antes de adicionar. [11]
Meu treinador me envia fotos de suas refeições, e isso me lembra que somos todos viciados em sabores. [11]
A dieta mais simples do mundo: Quanto mais processados os alimentos, menos se deve consumir.
Quanto mais duro for o treino, mais fácil será o dia.
O exercício diário da manhã. Isso foi uma mudança de jogo completa. Me fez sentir mais saudável, mais jovem. Fez com que eu não saísse tarde. Surgiu de uma coisa simples, que todos dizem: “Eu não tenho tempo”. Basicamente, sempre que você atirar algum dos chamados bons hábitos em alguém, eles terão uma desculpa para si mesmos. Normalmente o mais comum é “eu não tenho tempo”. “Eu não tenho tempo” é apenas outra forma de dizer “Não é uma prioridade”. O que você realmente tem que fazer é dizer se é uma prioridade ou não. Se algo é sua prioridade número um, então você o fará. É assim mesmo que a vida funciona. Se você tem uma cesta confusa de dez ou quinze prioridades diferentes, você acabará não obtendo nenhuma delas.
O que eu fiz foi decidir minha prioridade número um na vida, acima de minha felicidade, acima de minha família, acima de meu trabalho, é minha própria saúde. Começa com a minha saúde física. [4] Como minha saúde física se tornou minha prioridade número um, então eu nunca poderia dizer que não tenho tempo. Pela manhã, eu faço exercício e, por mais tempo que leve, é o tempo que leva. Eu não começo meu dia até que eu tenha feito exercício. Não me importa se o mundo está implodindo e derretendo, ele pode esperar mais trinta minutos até que eu termine de me exercitar.
É praticamente todos os dias. Há alguns dias em que tive que fazer uma pausa porque estou viajando, ou estou machucado ou doente ou algo assim. Posso contar em uma mão o número de pausas que faço a cada ano. [4]
Um mês de yoga consistente e eu me sinto 10 anos mais jovem. Permanecer flexível é permanecer jovem.
Como você cria um hábito não importa. Faça algo todos os dias. Quase não importa o que você faz. As pessoas que estão obcecadas em fazer musculação, tênis, pilates, o método de treinamento em intervalos de alta intensidade, “The Happy Body”, ou o que quer que seja. Eles não estão percebendo o ponto. O importante é fazer algo todos os dias. Não importa o que seja. O melhor treino para você é aquele em que você está animado o suficiente para fazer todos os dias. [4]
Reunião-caminhada:
O cérebro funciona melhor
Exercício e luz solar
Mais curto, menos conversa fiada
Mais diálogo, menos monólogo
Sem slides
Termina facilmente, voltando a pé
Como tudo na vida, se você estiver disposto a fazer o sacrifício a curto prazo, você terá o benefício a longo prazo. Meu preparador físico (Jerzy Gregorek) é um cara realmente sábio e brilhante. Ele sempre diz: “Escolhas fáceis, vida difícil”. Escolhas difíceis, vida fácil”.
Basicamente, se você está fazendo agora as escolhas difíceis sobre o que comer, você não está comendo todo o junk food que você quer, e está fazendo a escolha difícil de fazer exercício. Portanto, sua vida a longo prazo será fácil. Você não ficará doente. Você não será insalubre. O mesmo vale para os valores. O mesmo se aplica a poupar para dias difíceis. O mesmo se aplica à forma como você aborda seus relacionamentos. Se você fizer as escolhas fáceis agora mesmo, sua vida como um todo será muito mais difícil. [4]
Caso queira falar sobre o texto você pode utilizar a caixa de comentários mais abaixo. Para receber um aviso por email de novos conteúdos assine a nossa Newsletter.