SOODGI | Sobre os ombros de gigantes

O ALMANAQUE DE NAVAL RAVIKANT: UM GUIA PARA RIQUEZA E FELICIDADE

Esta é uma tradução autorizada do livro The Almanack of Naval Ravikant, editada a partir da versão final publicada. Para acessar o artigo original em inglês clique aqui. Para saber mais sobre o projeto e ver mais conteúdos em português acesse aqui.

SALVANDO-SE: ESCOLHENDO SER VOCÊ MESMO

PARTE II — SALVANDO-SE

Médicos não o tornarão saudável.

Nutricionistas não farão você emagrecer.

Professores não o tornarão inteligente.

Gurus não o deixarão calmo.

Mentores não farão você ficar rico.

Treinadores não farão você ficar em forma.

Em última instância, você tem que assumir a responsabilidade.

Salve-se.

Muito do que acontece hoje é o que muitos de vocês estão fazendo agora — batendo em si mesmos e rabiscando notas e dizendo: “Eu preciso fazer isto, e eu preciso fazer aquilo, e eu preciso fazer…”. Não, você não precisa fazer nada.

Tudo o que você deve fazer é o que você quer fazer. Se você parar de tentar descobrir como fazer as coisas da maneira que as outras pessoas querem que você as faça, você poderá ouvir a pequena voz dentro de sua cabeça que quer fazer as coisas de uma certa maneira. Então, você pode ser você.

Eu nunca conheci meu maior mentor. Eu queria tanto ser como ele. Mas a mensagem dele era o oposto: Seja você mesmo, com intensidade apaixonada.

Ninguém no mundo vai superar você em ser você. Você nunca será tão bom em ser eu como eu sou. Eu nunca serei tão bom em ser você como você é. Certamente, escute e absorva, mas não tente imitar. É uma tarefa tola. Em vez disso, cada pessoa é unicamente qualificada em alguma coisa. Elas têm algum conhecimento específico, capacidade e desejo que mais ninguém no mundo tem, puramente da combinação do DNA humano e do desenvolvimento.

A combinação do DNA humano e da experiência é surpreendente. Você nunca encontrará dois seres humanos que sejam substituíveis um pelo outro.

Seu objetivo na vida é encontrar as pessoas, os negócios, o projeto ou a arte que mais precisa de você. Há algo lá fora só para você. O que você não quer fazer é criar listas de verificação e estruturas de decisão construídas com base no que outras pessoas estão fazendo. Você nunca vai ser eles. Você nunca será bom em ser outra pessoa. [4]

Para fazer uma contribuição original, você tem que estar irracionalmente obcecado com algo.

Caso queira falar sobre o texto você pode utilizar a caixa de comentários mais abaixo. Para receber um aviso por email de novos conteúdos assine a nossa Newsletter

ANTERIOR

Encontre a felicidade na aceitação

PRÓXIMO

Escolhendo cuidar de si mesmo

Comentários:

Compartilhe este conteúdo: