O ALMANAQUE DE NAVAL RAVIKANT: UM GUIA PARA RIQUEZA E FELICIDADE
Esta é uma tradução autorizada do livro The Almanack of Naval Ravikant, editada a partir da versão final publicada. Para acessar o artigo original em inglês clique aqui. Para saber mais sobre o projeto e ver mais conteúdos em português acesse aqui.
Eu nunca os enumerei completamente, mas alguns exemplos:
A honestidade é um valor essencial, essencial, essencial. Por honestidade, quero dizer poder ser apenas eu. Eu nunca quero estar em um ambiente ou ao redor de pessoas onde tenho que observar o que digo. Se eu desconectar o que estou pensando do que estou dizendo, isso cria múltiplos fios em minha mente. Não estou mais no momento — agora tenho que estar planejando o futuro ou o passado — cada vez que falo com alguém. Qualquer pessoa ao redor da qual eu não possa ser totalmente honesto, eu não quero estar por perto.
Antes de poder mentir para outro, você precisa primeiro mentir para si mesmo.
Outro exemplo de um valor fundacional: Eu não acredito em nenhum pensamento ou negociação de curto prazo. Se estou fazendo negócios com alguém e eles pensam de forma a curto prazo com outra pessoa, então não quero mais fazer negócios com eles. Todos os benefícios na vida vêm de juros compostos, seja em dinheiro, relacionamentos, amor, saúde, atividades ou hábitos. Só quero estar perto de pessoas que sei que vou estar por perto para o resto da minha vida. Eu só quero trabalhar em coisas que sei que têm pagamento a longo prazo.
Um outro é que eu só acredito nas relações entre pares. Eu não acredito em relações hierárquicas. Eu não quero estar acima de ninguém e não quero estar abaixo de ninguém. Se eu não posso tratar alguém como um par e se eles não podem me tratar como um par, eu simplesmente não quero interagir com eles.
Outro: Eu não acredito mais na raiva. A raiva era boa quando eu era jovem e cheio de testosterona, mas agora eu gosto do ditado budista: “A raiva é um carvão quente que você segura na mão enquanto espera para jogá-lo em alguém”. Eu não quero ficar com raiva e não quero estar perto de pessoas com raiva. Eu apenas as retiro da minha vida. Não os estou julgando. Eu também passei por muita raiva. Eles têm que trabalhar por conta própria. Vá ficar com raiva de outra pessoa em outro lugar.
Não sei se estes necessariamente se enquadram na definição clássica de valores, mas é um conjunto de coisas que não vou comprometer e pelas quais vivo minha vida inteira. [4]
Acho que todos têm valores. Muito de encontrar grandes relacionamentos, grandes colegas de trabalho, grandes amantes, esposas, maridos, é encontrar outras pessoas onde seus valores se alinham. Se seus valores se alinham, as pequenas coisas não importam. Geralmente, se as pessoas estão brigando ou discutindo sobre algo, é porque seus valores não se alinham. Se seus valores se alinhassem, as pequenas coisas não importariam. [4]
Conhecer minha esposa foi um grande teste porque eu realmente queria estar com ela, e ela não estava tão certa no início. No final, acabamos juntos porque ela viu meus valores. Tive sorte de tê-los desenvolvido até aquele momento. Se não os tivesse desenvolvido, não a teria conseguido. Eu não a teria merecido. Como diz o investidor Charlie Munger: “Para encontrar um companheiro digno, seja digno de um companheiro digno”. [4]
Minha esposa é uma pessoa incrivelmente adorável, orientada para a família, e eu também sou.
No momento em que você tem um filho, é uma coisa muito estranha, mas que responde ao sentido da vida, ao propósito da vida, à pergunta. De repente, a coisa mais importante no Universo passa de estar no seu corpo para o corpo da criança. Isso muda você. Seus valores se tornam inerentemente muito menos egoístas. [4]
Caso queira falar sobre o texto você pode utilizar a caixa de comentários mais abaixo. Para receber um aviso por email de novos conteúdos assine a nossa Newsletter.