Rumo a uma nação alfabetizada (Blog Post do site do Naval)
Para reduzir o desemprego, precisamos alavancar.
Não como Wall Street fez, através de dívidas, mas como o Vale do Silício, com ferramentas.
A alavancagem amplia suas ações e aumenta sua produtividade. Você pode conseguir alavancagem:
— mão-de-obra (as pessoas trabalham para você)
— capital (o dinheiro trabalha para você)
— ferramentas (as máquinas trabalham para você)
Estamos tentando ajudar a mão-de-obra. Não temos muito capital. Devemos dar ferramentas para o povo.
Todas as grandes ferramentas modernas de produtividade — a prensa de impressão, a fábrica, o estúdio de cinema — requerem capital e coordenação para serem utilizadas. O computador é a primeira ferramenta desde talvez o machado de pedra, que um indivíduo pode usar para obter uma alavancagem maciça, sem permissão de ninguém mais.
O computador moderno pode ajudar em todos os esforços — mesmo que você não use um computador no trabalho, você logo carregará um smartphone de 50 dólares no bolso. Você está fazendo transações bancárias on-line, aprendendo on-line, comunicando-se on-line. O computador, e agora o smartphone, torna todos mais produtivos.
É por isso que o Vale do Silício não tem pessoas suficientes, quando o resto da nação não tem empregos suficientes.
Agora os computadores são mais simples. Mais ubíquos. Mais baratos. Mais acessíveis.
E podemos ensinar às pessoas como usar computadores, através de computadores, usando ferramentas como ShowMe, CodeAcademy, Bloc, e assim por diante.
Vamos criar a primeira sociedade do mundo, completamente alfabetizada digitalmente. Não uma nação de programadores (talvez algum dia), mas uma nação de pessoas que se sentem confortáveis com a ferramenta mais poderosa já inventada pela humanidade.
Vamos fazer isso rapidamente — treiná-los em três meses do início ao fim. E barato — de graça.
Podemos criar o programa em Stanford, MIT, Berkeley, Harvard, etc. Podemos ensinar proficiência básica — usar aplicativos online como Google Apps, Search, DropBox, Email, Banco Online, Viagens, Encomendas de Suprimentos, etc. Alguma criação básica — crie seu próprio website. Perguntas de pesquisa. Solucione problemas. Aprenda a aprender.
Google, Amazon e Apple nos emprestarão os tablets. As empresas nos pagarão para que as pessoas aprendam a usar seus aplicativos. Um mercado de aplicativos onde as empresas pagam à sociedade para educar a sociedade.
Apple, Square, DropBox, Twitter criaram belas interfaces de software. iPad e Android tornaram o hardware acessível. Hoje, não é apenas barato construir uma empresa. É barato reconstruir uma pessoa.
Vamos criar a primeira sociedade do mundo alfabetizada digitalmente. A força de trabalho mais desejável do mundo. Se isso não gerar emprego, nada o fará. [67]
Há uma demanda ilimitada por grandes programadores. O conjunto de programas úteis e complexos é quase infinito. Isso não vai mudar até que a IA geral chegue. [11]
Quem precisa de Stanford quando nossos filhos crescerão jogando, se socializando e sendo educados em RV (realidade virtual)?