SOODGI | Sobre os ombros de gigantes

O Almanaque de Naval Ravikant:
#5 Previsões

Esta é uma tradução autorizada de uma seção bônus do Navalmanaque, editada a partir da versão final publicada. Para acessar o artigo original em inglês clique aqui. Para saber mais sobre o projeto e acessar as outras seções bônus veja a introdução aqui.

Previsões

A democratização da tecnologia permite a qualquer pessoa ser um criador, empreendedor, cientista. O futuro é brilhante.

Tendências tecnológicas

Desintermediação

À medida que você democratiza a informação, você se livra dos intermediários da informação. Um exemplo claro é seu corretor de imóveis. Por que diabos os corretores como agentes recebem 6% desta transação gigantesca? 90% da transação é transmissão de informações. Uma parte disso é (direito) legal, outra parte é hábito, e outra parte são pessoas que não querem correr riscos com uma transação tão grande, mas eu prevejo que daqui a 20 anos não haverá nenhum trabalho chamado agente imobiliário. [12] (Em 01/04/2013)

Descentralização

A natureza usa tomadores de decisão centralizados para velocidade, tomadores de decisão descentralizados para exatidão.

A tendência para sistemas descentralizados e abertos é estritamente unidirecional. Nem sempre isso acontece, mas quando acontece, é irreversível.

Corolário: em uma linha de tempo suficientemente longa, todo o software essencial e a infraestrutura de rede passarão a ser de código-fonte aberto.

Mídias Sociais Descentralizadas

As mídias sociais são muito importantes para a humanidade para serem um jardim murado para sempre.

Será que o Twitter descentralizado derrubará o Twitter?

Essa é uma boa e grande pergunta. Acho que não, porque há um forte efeito de rede no Twitter. Dito isto, se o Twitter tropeçar, e houver um Twitter descentralizado de código aberto esperando o momento certo para agir, isso será, eu acho, um resultado realmente bom para todos. [1]

O Twitter deve representar a liberdade de expressão, ou eventualmente, alguma outra plataforma o fará.

Privacidade

Câmeras de streaming onipresentes com armazenamento remoto acabarão com quase todas as atividades criminosas físicas.

Não há privacidade em um mundo de câmeras de streaming onipresentes. Mas também acabaremos com processos civis, pequenos crimes, brutalidade policial e “vergonha”.

Agregação

Todo veículo com uma placa comercial acabará eventualmente sendo Uber-izado (12/12/2012)

É inteiramente possível que o mundo terá (apenas) um despachante de táxi.  (27/01/2015)

O mundo acabará tendendo para um único motorista e um único médico. Há poderosos efeitos de rede, impulsionados por dados, por baixo.

Cultura

Geopolítico

Como os meios de produção se tornam virtuais, os retornos à violência, por indivíduos e Estados-nação, estão caindo.

Transparência política

O que eu realmente espero é que comecemos a ver transparência na política. Quem vai ser o primeiro candidato que vai dizer: ‘Sabe de uma coisa? Eu vou transformar tudo isso em reality show. Vou usar uma câmera em mim mesmo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Vou televisionar todas as reuniões para que vocês saibam que não há corrupção em curso. Você sabe cada vez que estou falando com doadores e o que estou dizendo.

Não apenas transcrições, mas vídeos ao vivo em um canal do Youtube. Sintonize para assistir o presidente 24 horas por dia, 7 dias por semana. É isso que estou procurando – o candidato GoPro, usando uma GoPro em sua cabeça.

Agora você pode dizer que isso é irrealista, na verdade não é. Se for uma questão de segurança nacional, basta adiar a fita por quatro anos, esperar até que eles saiam do cargo. Se eles tiverem que tomar uma decisão sobre se vamos atrás do Osama Bin Laden, ainda vamos gravar essa reunião. Vamos apenas divulgar as filmagens do vídeo não censuradas daqui a quatro anos.

Imagine o que isso faz – toda vez que algum acordo comercial secreto está sendo negociado, eles não podem estar na sala dos fundos dizendo “vamos fazer isso apenas pelos nossos eleitores”. O povo americano está assistindo. “O que você quer que eu faça apenas para seus eleitores?” Argumente com eles.

Assim, ele se livra imediatamente de toda corrupção na política. Acho que vamos ver alguns dos candidatos populistas do futuro concorrendo nesta plataforma. Os eleitores estão assistindo West Wing e House of Cards. Eles querem ver a revolução, eles querem ver tudo televisionado, eles querem saber o que está sendo escondido deles.

Se você olhar para os policiais que usam câmeras corporais durante buscas, parando e revistando, obviamente as pessoas estão melhor porque agora o policial não vai bater em nenhuma pobre pessoa. Ou os casos em que o policial atira num cara negro pelas costas quando ele diz que está fugindo, mas na verdade foi tramado. Agora você tem uma câmera corporal que ajuda.

E também ajuda os policiais, porque os próprios policiais têm que se preocupar com as pessoas que os acusam falsamente, processando-os, para que o sistema seja melhor para todos. E o que é um presidente senão um policial na mais alta hierarquia?

O policial de cima deveria estar usando uma câmera corporal, absolutamente. Se você der poder a um macaco sobre 300 milhões de outros macacos, incluindo o poder de matá-los, torturá-los, bombardeá-los, taxá-los, arrastá-los para fora de suas casas, torná-los ricos, torná-los um Deus vivo… Se você der a ele esse poder, então, é claro, você tem que vigiá-lo. Você tem que vigiá-lo com mais cuidado do que vigia qualquer outra pessoa. [47]

Se você é intelectualmente honesto e defende um sistema que controla as pessoas, faça uma simulação entregando as chaves para seus inimigos.

Onde eu acho que isto vai levar – crowdfunding mais mídias sociais significa que não há mais candidatos de elite. Você nunca mais verá outro Clinton ou Bush concorrer a um cargo no futuro. Eles se foram. Vocês não verão nenhuma dinastia política no futuro. Eles se foram.

Mas, além disso, espero que tenhamos transparência. Espero que tenhamos limites de mandato. E acho que vamos começar a ver movimentos e plataformas surgindo dentro dos partidos que atualmente são políticas anti-elite. Vamos ver as políticas anti-elitistas se tornarem mainstream. E é assustador para aqueles de nós que são elites, e eu estou definitivamente nessa categoria. Mas, ao mesmo tempo, acho que é um fenômeno fascinante de se observar: a tecnologia está nos levando de uma república para uma verdadeira democracia. E essa é uma transição difícil. [47]

O estabelecimento político é um intermediário entre os eleitores e a governança. Veja o que a Internet fez com outros intermediários para uma prévia.

China

Pensamento reconfortante: eventualmente, uma combinação de P2P, largura de banda infinita e conectividade contínua irá dominar o Grande Firewall da China.

Capitalismo

Não existirá uma sociedade pós-capitalista. A linguagem e o livre intercâmbio co-evoluíram e são fundamentais para a forma como nossa espécie coopera.

Educação

A Internet irá obsoletar o sistema de educação industrial, assim como está obsoletando qualquer outro fornecedor físico de bens de informação.

Quem precisa de Stanford quando nossos filhos crescerão jogando, se socializando e sendo educados em RV (realidade virtual)?

Emprego

Em um prazo suficientemente longo, todos estarão trabalhando por conta própria (ou flexivelmente em uma pequena equipe).

A tecnologia sempre cria desemprego de curto prazo, uma vez que automatiza. Talvez um ritmo de inovação maior = mais desempregados dentro de uma determinada geração.

A contabilidade será automatizada?? 

Eu diria que, cerca de 90 por cento da contabilidade será automatizada, todo o material mecânico, todo o material de rastreamento. Mas tudo bem, porque o que acontecerá então são os 10% restantes de trabalho criativo que provavelmente aumentarão de tamanho. Porque haverá mais tempo para isso, e as pessoas exigirão mais dele. (Sei que ‘contabilidade criativa’ é uma coisa ruim, mas há criatividade na contabilidade como há em quase qualquer disciplina quando se vai fundo o suficiente). [2]

Robôs e computadores serão donos de qualquer trabalho, habilidade ou jogo claramente limitado. Os seres humanos devem se concentrar no trabalho criativo.

Chegará o dia em que todo o trabalho não qualificado será eliminado e nós olharemos para trás com horror aos dias em que todos eram criadores qualificados. [11]

Tecnologia & Startups

A história dominante dos próximos dez anos será a dos iPhones, sensores e robótica que tornam a computação geo-ubíqua. (2011-01-14)

A wearable (dispositivo vestível) vencedora não precisará de um visor – mas precisará de um pacote atraente de sensores que não são viáveis em um telefone. (2015-05-06)

Algum dia as pessoas dirão: “Lembra-se das senhas?”. E revirarão seus olhos. (2015-05-29 06:04:45)

As empresas de tecnologia acabarão substituindo a maioria das 500 maiores empresas da lista Fortune. Competir sem software é como competir sem eletricidade. (2016-09-08)

O futuro da inovação tecnológica depende se novas plataformas continuarão a ser proprietárias (iOS, Facebook, Twitter) ou abertas (Web, Email).

Blockchain

Espere mais “Minitoshis” – desenvolvedores geniais que projetam protocolos de token, ignoram o VC (venture capital) e lançam sem equipes comerciais ou estruturas da empresa.

Em breve: o recurso mais escasso na indústria de tecnologia será os criptógrafos.

Valuations de Criptomoedas

@cdixon: Eu não estou discordando. As moedas baseadas em matemática são o futuro. (obviamente)

@naval: De acordo. Seria divertido comparar notas. Enquanto isso, talvez possamos fazer uma aposta conjunta 🙂

Isto é – “O valor total das moedas baseadas em criptografia será > $1T dentro de 10 anos”. (a menos que seja completamente banido). (Em 2013-04-13)

Realidade Virtual

A empresa vencedora da RV (realidade virtual) será aquela que permite que as pessoas compartilhem trechos de sua vida, do seu próprio ponto de vista.

A Realidade Virtual criará outro boom computacional. A RV é insaciável na demanda por melhores baterias, mais largura de banda, mais poder de processamento.

Em algum momento teremos RV boa o suficiente para limpar nossas próprias memórias no espaço RV para tornar a vida interessante novamente.

Oferta Inicial de Moedas — ICOs (Initial Coin Offerings)

A classe ICO 2017 está cheia de lixo. Mas eles evoluirão e as ICOs 2020 e posteriores liberarão a captação de recursos de Wall Street e do Vale do Silício. (2017-09-22)

O software está roendo o capital de risco. (2018-01-16)

Financiamento de Startup

Os financiamentos de startup têm prazos variáveis e preços fixos. O futuro é a padronização de prazos e preços variáveis (como nos mercados públicos). (2012-05-27)

Facebook

Telecomunicações nacionalizadas sufocaram a inovação. Bell Labs (empresa) foi criada para contrapor essa narrativa. Os monopólios tecnológicos enfrentam uma batalha semelhante por causa da censura.

Você acha que o Facebook continuará dominando as mídias sociais?

Há sempre novas mídias; sempre haverá algo novo. É muito raro que o gigante da tecnologia anterior assuma o novo material. Neste momento, as pessoas acham que a Apple, o Google, o Facebook e a Amazon são imbatíveis. Mas eu já estou aqui há tempo suficiente para saber que isso não é verdade. Sei que daqui a uma década, estaremos reclamando de outro conjunto de monopólios diferentes que parecem ser imbatíveis. [1]

Os gráficos de amigos (Facebook, LinkedIn) estão diminuindo em valor estratégico à medida que a lista de contatos móveis assume o controle. Gráficos de estranhos (Instagram, Twitter) mantêm o valor total. [11]

Tesla

Se a @TeslaMotors chegar primeiro aos veículos autônomos, ela passará o mais rápido possível da venda de carros para um serviço sob demanda.

Google

O valor combinado do duopólio de telefones celulares é estável em um trilhão de dólares. Parece baixo. (2016-05-15)

O Google trabalha tanto com IA (Inteligência Artificial) porque um mecanismo de busca perfeito também é uma IA perfeita. (2016-04-20)

Spotify

Eu não entendo como @spotify pode valer $3.5B. Os selos apertarão as margens, assim como os estúdios fizeram com @netflix. (2012-03-24)

Google Plus+

Ouvi o burburinho sobre o Google Plus. Me deixou cético, mas não vejo isso como “the beginNing of the next Wave in social networking”.* (2011-06-28)

* N.T.: trocadilho utilizando o nome das empresas envolvidas com redes sociais Ning e Wave, formando: beginning (início) da próxima wave (onda). 

(Do Eric: Você encontrou os easter eggs?)

Apple Watch

O iWatch parece ser a execução impecável de um conceito defeituoso. (2014-09-13)

O iPhone teve sucesso porque foi o primeiro verdadeiro computador de bolso. O relógio implica que precisamos de um segundo, mas no pulso.

O iPhone não era um telefone melhor, era o primeiro computador de bolso viável. Extrapolar de telefones para relógios, carteiras, óculos é um erro.

Futuro

Longo Prazo

O futuro distante são pequenas cidades livres com exércitos de drone e políticas de imigração baseadas em habilidades, cercadas por um mar de estados socialistas fracassados.

Hipótese: Em um prazo suficientemente longo, qualquer sistema político sem liberdade de expressão degenera em direção à tirania.

Loooooooongo Prazo (Futuro Profundo)

Penso que, como raça humana, temos que superar esta ideia de que somos organismos separados e quase nos encontramos em algum tipo de situação de organismo multicelular, caso contrário, nos destruiremos a nós mesmos. Será muito fácil explodirmos a nós mesmos.

A futura sociedade próspera na qual acabaremos, que poderá ser daqui a mil anos, provavelmente parecerá algo que hoje eu argumentaria fortemente contra, pois não terá espaço para o indivíduo. [4]

Não está realmente claro se o longo arco de tecnologia leva a uma independência completa ou a uma interdependência completa.

A colmeia mais eficaz é aquela em que cada abelha pensa que está fazendo o que quer e está trabalhando por si mesma.

Talvez estejamos em uma simulação projetada para rebobinar e pegar outro bifurcamento toda vez que nos destruirmos. Isso explicaria a sorte até hoje.

Estatisticamente é provável que existam civilizações alienígenas mais avançadas por aí.

Esperamos que eles sejam bons ambientalistas e nos achem bonitinhos.

.     .     .

Caso queira falar sobre o artigo você pode utilizar a caixa de comentários mais abaixo. Para receber um aviso por email de novos conteúdos assine a nossa Newsletter

MAIS ARTIGOS DA SEÇÃO NAVALMANQUE

Navalmanaque: Sobre o autor

O ALMANAQUE DE NAVAL RAVIKANT: UM GUIA PARA RIQUEZA E FELICIDADE Esta é uma tradução autorizada do livro The Almanack of Naval Ravikant, editada a partir da versão final publicada. Para acessar o artigo original Leia mais…

Ler mais

Navalmanaque: Fontes

O ALMANAQUE DE NAVAL RAVIKANT: UM GUIA PARA RIQUEZA E FELICIDADE Esta é uma tradução autorizada do livro The Almanack of Naval Ravikant, editada a partir da versão final publicada. Para acessar o artigo original Leia mais…

Ler mais

Navalmanaque: Agradecimentos

O ALMANAQUE DE NAVAL RAVIKANT: UM GUIA PARA RIQUEZA E FELICIDADE Esta é uma tradução autorizada do livro The Almanack of Naval Ravikant, editada a partir da versão final publicada. Para acessar o artigo original Leia mais…

Ler mais

Comentários:

Compartilhe este conteúdo: