SOODGI | Sobre os ombros de gigantes

SOBRE

SOODGI é um acrônimo para “Sobre Os Ombros De Gigantes”. A expressão ficou célebre pelo físico Isaac Newton quando escreveu em uma carta em 1675: “se eu vi mais longe foi por estar sobre ombros de gigantes”.
Entretanto, esta expressão é ainda mais antiga e era comumente utilizada na Idade Média e na Renascença. Você pode encontrar mais informações a respeito da origem desta expressão neste artigo da Wikipédia.

O importante, para o momento, é saber que a expressão nos apresenta duas fundamentais mensagens para entender nossos princípios:

1) Precisamos ser humildes e reconhecer que o conhecimento atual tem como base o conhecimento antigo. Mas, além disso: há, sempre, muito a ser aprendido. Não somos os donos da verdade e nem pretendemos ser, não sabemos tudo e é impossível saber. Os gigantes não existiram apenas no passado, existem gigantes no presente – nos apoiaremos neles também.

2) Colocamos em prática o que aprendemos, dado que o mundo é dos praticantes. Olhamos longe, mas agimos diariamente, mantendo como base o pensamento de longo prazo. Melhor do que (tentar) prever o futuro é criá-lo. Queremos construir bases sólidas para que as próximas gerações possam se apoiar em nós, mas também que sejamos bases impulsionadoras para que possamos acelerar seu crescimento.

Este é nosso mote:

Aprenda -> Coloque em prática -> Ajude os outros -> Torne-se um gigante!

SOODGI foi baseado nos conteúdos produzidos por Brain Pickings, Tim Ferriss, Farnam Street, The Art of Manliness, Estrategistas, entre outros.

Acabou de ler um livro, de assistir um filme ou de entrar em contato com algum material interessante e teve um insight? Entre em contato conosco, podemos crescer juntos!

Nosso conteúdo é disponilizado de forma 100% gratuita, mas caso você queira contribuir com o projeto, temos disponilizado duas formas de arrecadação:

BUY ME A COFFEE

PICPAY

SOBRE NÓS:

Carlos Eduardo

Desde pequeno gosta de entender como as coisas funcionam e achar solução para problemas. Acredita no autodidatismo e na aprendizagem contínua como um estágio para as pessoas adquirirem conhecimento, desenvolverem habilidades úteis e conseguirem independência intelectual. Acredita ainda que a vida não precisa ser um jogo de soma zero e sim de ganha ganha, pois há abundância de recursos e temos tudo que precisamos para viver uma vida mais integral.

Apaixonado por música, leitura e aprendizado. Ah, e formado em Administração de Empresas.

Guilherme

Gosta de pensar que tudo funciona como um sistema. Para ele, algo que realmente vale a pena ser feito é algo que vale a pena ser feito hoje, amanhã e em todos os dias da vida. Por isso, ele tem sempre o longo prazo em mente: busca cultivar hábitos sólidos, aprender continuamente e considera a antifragilidade a chave para se desenvolver nesse processo. É formado em Engenharia de Produção.